segunda-feira, 2 de setembro de 2013

(Roma) Fundação de Roma

A história da cidade de Roma teria dado inicio em 753 a.C. O surgimento desta cidade foi fundamental para toda a estrutura social no qual a nossa sociedade ocidental está organizada. Sua influência abrange desde o surgimento de várias linguas como o francês, português, espanhol e italiano que se originaram do latim usado em Roma, até o direito romano que é a base do direito moderno.
Sobre o surgimento da cidade de Roma na região do Lacio podemos dividir entre entre a versão história e a lendária. Na formação histórica a cidade de Roma teria sido resultado da junção de três povos que se deslocaram para a região (gregos, etruscos e italiotas). Desenvolveram na região uma economia voltada para a agricultura e pastoreio, mas também desenvolveu-se através do comércio devido a localização entre outras cidades.
Sua sociedade estava organização em patrícios (donos de terras), clientes (protegidos dos patrícios), plebeus (artesãos, comerciantes e camponeses) e escravos, tendo no governo um Rei de origem patrícia. Pela formação da sociedade com base na sociedade grega, sua religião era politeísta seguindo os mesmos moldes da mitologia grega.

história da fundação de Roma

A versão histórica foi criada posteriormente pelo poeta Virgílio com o intúito de engrandecer o surgimento da cidade. Nesta versão, a cidade teria se originado de um conflito pelo trono da cidade de Alba Longa, no qual os filhos de uma herdeira (Reia Silva) com o deus Marte, chamados Rômulo e Remo teriam sido perseguidos pelo seu tio Amúlio e sobrevivido graças a ajuda de uma loba. Os dois garotos se vingam do tio usurpador do trono e conseguem como gratificação de seu avô Numitor, as terras onde se ergueria a cidade de Roma, tendo Rômulo como seu primeiro Rei.

3 comentários: