quinta-feira, 5 de setembro de 2013

(Roma) Sociedade Romana e Monarquia.

A história de Roma se dividiu em três fases: Monarquia, República e Império. Durante este período a sociedade romana estava organizada em torno da posse da terra.
- Patrícios: os patrícios estavam no topo da sociedade por serem os únicos que possuiam terras, sendo que apenas este grupo podia participar da vida política romana.
- Clientes: eram agregados e protegidos dos patrícios sendo considerados homens livres embora não tivesse posse de terras e não participacem da vida política.
- Plebeus: Eram a grande maioria da população, formados por artesão, camponeses e comerciantes. Não possuiam acesso à terra e direitos políticos.
- Escravos: A escravidão em Roma ocorria através da derrota em batalhas ou através de dívida.



A Monarquia foi a primeira forma de governo da Roma Antiga, nesta organização a sociedade era comandada por um Rei, tendo como constituição política a presença do Senado (assembléia) e a Cúria.
Durante o período monarquia e a expansão do território, intensificou-se as revoltas dos plebeus que passaram a exigir a participação na vida política de Roma, a possibilidade de casamento entre classes e a definição por escrito das leis romanas. Estas revoltas levaram ao fortalecimento dos senadores (patrícios) que tomaram o poder, finalizando o período da Monarquia e iniciando o período conhecido como República.



Nenhum comentário:

Postar um comentário