segunda-feira, 9 de setembro de 2013

(Roma) República


Durante a República Romana as revoltas dos plebeus se intensificaram e para contornar esta situação foi criado o cargo de Tribunos da Plebe. Este cargo tinha a função de representar os interesses dos plebeus através do veto às decisões do Senado.

Um dos momentos mais importantes da República foras as três guerras com Cartago conhecidas como Guerras Púnicas. A cidade Cartago localizada no norte da África possuia controle do mar mediterrâneo, o que lhe dava grande vantagem no comércio com os diversos reinos. Buscando expansão territorial e também comercial. Após quase vitória total dos cartagineses liderados por Aníbal, Roma conseguiu invadir a cidade no último conflito, conquistando o controle do mar, que mais tarde ficou conhecido como "mare nostrum".

A expansão territorial levou a conquista de grande quantidade de escravos, que passaram a substituir o trabalho dos plebeus nos campos. Desempregados, os plebeus deixavam os campos rumo a cidade em busca de trabalhos artesanais e no comércio. Esta mudança levou uma grande quantidade deles à miséria, intensificando as revoltas. Uma das medidas feitas para contornar esta situação ficou conhecida como política do Pão e Circo. Para acalmar a população, eram organizados grandes "jogos" de gladiadores nas arenas e durante este estes duelos a população recebia alimentos. Esta medida apenas amenizava o problema temporáriamente. Com o intuito de gerar uma mudança significativa para os plebeus, um tribuno da plebe chamado Tibério Graco propôs a reforma agrária (redistribuição das terras). Sua postura levou opositores a tramarem sua morte. Após o assassinato de Tibério, seu irmão Caio Graco também foi nomeado um tribuno e passou a lutar para que o trigo fosse distribuido a preços melhores para os plebeus.

Na república o exército (que agora era profissionalizado com recebimento de soldos) ganhou grande importância, levando varios generais a se tornarem cônsules. O tamanho do território propiciou a criação do Primeiro Triunvirato formado por Julio César, Pompeu e Crasso. Após a morte do último, a rivalidade entre Pompeu e Julio César se acentuou a ponto de Pompeu tramar junto com os senadores a morte de Julio César. Prevendo esta possibilidade, Julio César entra na cidade de Roma com seu exército surpreendendo Pompeu, que posteriormente seria executado. Júlio Cesar virou um grande ditador durante a República, possuindo grande poderes. Temendo uma permanência longa de Júlio César no comando, os senadores tramaram e concluiram seu assassinato, finalizando o período do Primeiro Triunvirato.
Após a morte de Julio César formou-se o Segundo Triunvirato composto por Otávio, Marco Antônio e Lépido. Marco Antônio se uniu à Cleópatra, governanta do Egito (território comandado por Roma) e levou em consideração a separação deste território de Roma. Este fato levou Otávio a enviar as tropas atrás de Marco Antônio e Cleópatra, que se suicidaram. Com a morte também de Lépido, chega ao fim o período conhecido como República Romana e Otávio ganha o título de César (imperador) e Augustus (escolhido pelos deuses), tornando-se assim o primeiro imperador romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário