quinta-feira, 5 de setembro de 2013

(guerra fria) Macartismo


O Macartismo foi um processo de perseguição dentro dos EUA a todas atividades relacionadas ao socialismo/comunismo. Também conhecido como "caça as bruxas", o macartismo ganhou este nome devido a presença atuante do senador Joseph McCarthy e foi marcante entre o final da década de 40 até meados de 50. O medo do comunismo levou à restrição das liberdades democráticas, impulsionando um processo agressivo de perseguição. Esta perseguição ocorria por parte do governo, mas principalmente por parte da população onde as suspeitas levavam à perda de empregos, desconfianças e exclusão.
O Macartismo teve grande apoio do ator Eli Kazan, que por ser um ex-comunista, passou a delatar seus ex-companheiros, formando uma grande lista de atores perseguidos, formando assim a chamada Lista Negra de Hollywood. Neste período, o maior ator do período Charlie Chaplin, que em seus filmes apresentava posturas críticas ao capitalismo, foi perseguido. Durante viagem a París para lançamento de um filme, seu visto foi anulado, impossibilitando seu retorno nos EUA.
O declínio do poder de Joseph McCarthy se deu quando o jornalista E. Murrow da rede televisiva CBS passou a perseguir e denunciar a atuação do programa liderado pelo senador e sua violação aos direitos constitucionais. O descrédito de McCarthy levou a seu afastamento, definindo o seu fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário