quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Sociedade Feudal (1° colegial)



Após a queda do Império Romano iniciou um processo de retração da sociedade européia dentro dos novos reinos. A estrutura de governo romano entra em declínio e os reinos passam a se organizar exclusivamente em torno da posse das terras, os feudos. O período medieval é caracterizado por uma sociedade estamental, no qual não existe a possibilidade de mudanças de classes que é totalmente caracterizada e definida pelo acesso as terras. A sociedade se organiza em:
1° Estado - Clero
2° Estado - Nobreza
3° Estado - Servos

O Clero era formado pelos membros da Igreja, que na Europa do período era exclusivamente a Igreja Católica. O poder da Igreja Católica se dava através do controle do acesso ao conhecimento e que proporcionava a possibilidade de manipulação do resto da sociedade. Este poder tornava-se mais explicito através da atuação do tribunal da Santa Inquisição, que era responsável por julgar atos de heresias (contrários as doutrinas religiosas). Os métodos de torturas agressivos e a grande quantidade de mortes pelo fogo contribuiam para que através do medo, ocorresse um grande domínio sobre todos os outros estados.

O Segundo Estado era composto pelos proprietários de terras, conhecidos como Senhores Feudais. A posse da terra lhe dava o direito de receber impostos, gerando um título de nobreza no qual o mesmo era reconhecido. Os camponeses sem terras acabacavam sendo obrigados a trabalharem em suas terras para poder conseguir o acesso dos meios produtivos para seus sustentos.

Desta forma, os camponeses e artesãos viravam servos dos senhores feudais tendo que arcar diversas obrigações para com os Senhores Feudas, e formavam o maior e mais baixo grupo da sociedade medieval, o Terceiro Estado.

Obrigações Feudais:
- Corvéia: Trabalho obrigatório nas terras do Senhor Feudal
- Talha: Obrigação no qual o servo era obrigado a repassar para o Senhor Feudal metade do que ele havia produzido nas terras.
- Mão Morta: Pagamento para a renovação do uso da terra em caso do antigo usuário ter falecido.
- Capitação: Imposto sobre a quantidade de pessoas que utilizam a terra.
- Banalidades: Pagamento pelo uso dos instrumentos e construções como o Moinho e o Forno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário