terça-feira, 10 de setembro de 2013

(Roma) Império e queda


O império romano seguiu no processo expansionista em busca de terras e escravos. Neste período o império alcançou seu auge e era comum o surgimento de revoltas, tanto dos plebeus, quanto das províncias distantes. Na região da Judéia, o líder local Jesus Cristo chamou atenção dos governantes romanos que se esforçaram para elimina-lo. Após a sua morte, seus seguidores criaram uma nova religião chamada cristianismo. Estes novos preceitos ganharam grande adesão entre as camadas mais pobres se espalhando por todo império. A religião oficial romana era politeista, aos moldes da grega. O imperador recebia o título de Augustus (escolhido pelos deuses), e o crescimento do cristianismo que rejeitava os antigos deuses, entrava em choque com os interesses e poderes do César. Por este motivo os cristãos foram perseguidos e sua religião proibida por certo período do império. Entretanto, em 313 d.C, o imperador Constantino, através do Edito de Milão tornou o cristianismo a religião oficial do império.

Com o tamanho do império, Roma passou a ter dificuldades em manter seus territórios e parou a sua expansão, gerando consequencias devido a falta de conquistas de terras e de escravos. Com a baixa na produção e na arrecadação de impostos, passa a ter dificuldades em manter seu exército contra os povos bárbaros (aqueles que não são romanos). O imperador Teodósio divide o império em 395 d.C., ficando Império Romano do Ocidente com capital em Roma e Império Romano do Oriente, tendo a capital Constantinopla. Não resistindo aos problemas internos e o avanços dos povos bárbaros, o Império Romano do Ocidente entra em ruínas por volta de 476 d.C., marcando assim o fim da Idade Antiga.

(Guerra Fria) Guerra do Vietnã e movimento hippie


No início do século, a França possuia uma colônia na Ásia chamada Indochina. Durante a Segunda Guerra mundial, com a invasão da França, este território ficou a mercê dos avanços do Japão. Neste período, formou-se uma resistência dentro deste território liderada por Ho Chi Minh, conhecido posteriormente como viet-minh. Após a derrota dos japoneses, iniciou-se um processo de independência que levou a divisão da Indochina em quatro territórios: Laos, Camboja e o Vietnã que ficou separado por Norte socialista e Sul capitalista. Estava prevista eleições em 1956 que levaria a re-unificação do Vietnã. Entretanto, com a provavel vitória do Norte socialista, o sul (influenciado pelos americanos) rompeu com o acordo e provocou as bases para o início do conflito em 1959.
Nesta primeira fase a guerra se restringiu entre o norte e o sul, e os EUA e a URSS mantiveram apenas participação paralela com o envio de armamentos. Entretanto, após ataques a cargueiros norte-americanos, os EUA entram para auxiliar o SUL no ano de 1964.
Toda a tecnologia militar norte americana não foi suficiente para fazer frente à estratégia de guerilha dos norte vietnamitas (vietcongs) e o amplo conhecimento do território. O conflito se arrastou até o início da década de 70 levando os norte-americanos a uma derrota vexatória que levou a sua saída do conflito em 73. O desespero dos americanos fez com que armas como o napalm fossem usadas, proporcionando uma enorme quantidade de mortos civis, entre eles crianças. Esta atuação norte-americana gerou consequencias dentro do seu próprio país, provocando o surgimento dos Hippies. Este estilo de vida se espalhou entre jovens de classe média alta que possuia bom nível de instrução e que eram contra a atuação norte-americana no vietnã. Usando protestos pacíficos, iniciaram um movimento de contra-cultura, no qual se negavam a seguir o padrão do estilo de vida americana. Este movimento influenciou na política e contribuiu para a retirada americana do conflito. O conflito ainda se manteve até 75 quando o vietnã do norte saiu vencedor, re-unificando o país em 1976.

(Guerra Fria) Guerra da Coréia (1950 - 1953)


Durante a Segunda Guerra Mundial, a Coréia foi invadida pelo Japão que tinha propósitos de expansão na Ásia. Com a derrota japonesa ao final do conflito, o território coreano foi dividido no paralelo 38 em duas área de influências, a região norte ficou sob zona de interesse da URSS com o sistema socialista, e por sua vez, o sul ficou nas mãos dos EUA que implantou o sistema capitalista.
Com a justificativa de que a Coréia do Sul não teria respeitado os limítes do paralelo 38, a Coréia do Norte invade o sul, chegando a dominar sua capital Seoul. Esta conquista ia de encontro aos planos norte americanos de contenção dos avanços socialistas nesta área. Desta forma, o exército norte americano, liderado pelo general MacArthur entra no conflito entre as coréias, afim de garantir os seus interesses. Com a entrada dos EUA a Coréia do Sul passa a contra-atacar os nortistas e a empurra-los devolta ao seu território. A capital da Coréia do Norte Pyongyang foi capturada e tudo levava a crer que a guerra terminaria com a vitória do Sul e dos EUA. Entretanto, com o intuito de defender seu aliado socialista e principalmente, evitar uma fronteira com um país capitalista, a China entra no conflito e envia 300 mil combatentes para ajudar o norte.
A entrada da China no conflito colocava em risco a estabilidade entre EUA e URSS, as tropas de MacArthur passaram a recuar e o general chegou a tentar convencer o congresso americano a autorizar o uso de armas quimicas e nucleares, sem sucesso. Perante este equilibrio de forças, no dia 27 de julho de 1953 é assinado o armistício de Panmujon, interrompendo o conflito e mantendo as duas Coréias separadas.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

(Guerra Fria) Corrida Espacial


Um dos momentos mais interessante da disputa entre EUA e URSS se deu durante a competição tecnológica conhecida como Corrida Espacial. O lançamento em 1957 do primeiro satélite chamado Sputnik pelos soviéticos, levou a uma corrida desenfreada dos EUA para conseguir iniciar o seu programa espacial. Ainda neste mesmo ano a União Soviética lançaria o Sputnik II levando o primeiro ser vivo ao espaço, a cadelinha Laika, que veio a falecer. No ano seguinte os EUA entram definitivamente na disputa lançando o seu satélite Explorer I e criando a NASA (The National Aeronautics and Space Administration).

Em 1961 a URSS surpreende novamente enviando ao espaço o primeiro humano, o cosmonauta Yuri Gagarin, que fez um vôo orbital de aproximadamente 48 min. Este feito leva à intensificação dos investimentos no programa espacial americano que lança o projeto Apollo com o intuito de chegar à Lua. No ano de 1969 o EUA conseguem ultrapassar a URSS e leva os três primeiros humanos até o nosso satélite. Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Collins foram os primeiros seres a pisarem na Lua em um evento que foi televisionado para todo o mundo. Este feito marcou o que seria a vitória americana. A última atividade desta disputa se deu em 1975 com o projeto conjunto entre os países entitulado Apollo-Soyuz.

(Roma) República


Durante a República Romana as revoltas dos plebeus se intensificaram e para contornar esta situação foi criado o cargo de Tribunos da Plebe. Este cargo tinha a função de representar os interesses dos plebeus através do veto às decisões do Senado.

Um dos momentos mais importantes da República foras as três guerras com Cartago conhecidas como Guerras Púnicas. A cidade Cartago localizada no norte da África possuia controle do mar mediterrâneo, o que lhe dava grande vantagem no comércio com os diversos reinos. Buscando expansão territorial e também comercial. Após quase vitória total dos cartagineses liderados por Aníbal, Roma conseguiu invadir a cidade no último conflito, conquistando o controle do mar, que mais tarde ficou conhecido como "mare nostrum".

A expansão territorial levou a conquista de grande quantidade de escravos, que passaram a substituir o trabalho dos plebeus nos campos. Desempregados, os plebeus deixavam os campos rumo a cidade em busca de trabalhos artesanais e no comércio. Esta mudança levou uma grande quantidade deles à miséria, intensificando as revoltas. Uma das medidas feitas para contornar esta situação ficou conhecida como política do Pão e Circo. Para acalmar a população, eram organizados grandes "jogos" de gladiadores nas arenas e durante este estes duelos a população recebia alimentos. Esta medida apenas amenizava o problema temporáriamente. Com o intuito de gerar uma mudança significativa para os plebeus, um tribuno da plebe chamado Tibério Graco propôs a reforma agrária (redistribuição das terras). Sua postura levou opositores a tramarem sua morte. Após o assassinato de Tibério, seu irmão Caio Graco também foi nomeado um tribuno e passou a lutar para que o trigo fosse distribuido a preços melhores para os plebeus.

Na república o exército (que agora era profissionalizado com recebimento de soldos) ganhou grande importância, levando varios generais a se tornarem cônsules. O tamanho do território propiciou a criação do Primeiro Triunvirato formado por Julio César, Pompeu e Crasso. Após a morte do último, a rivalidade entre Pompeu e Julio César se acentuou a ponto de Pompeu tramar junto com os senadores a morte de Julio César. Prevendo esta possibilidade, Julio César entra na cidade de Roma com seu exército surpreendendo Pompeu, que posteriormente seria executado. Júlio Cesar virou um grande ditador durante a República, possuindo grande poderes. Temendo uma permanência longa de Júlio César no comando, os senadores tramaram e concluiram seu assassinato, finalizando o período do Primeiro Triunvirato.
Após a morte de Julio César formou-se o Segundo Triunvirato composto por Otávio, Marco Antônio e Lépido. Marco Antônio se uniu à Cleópatra, governanta do Egito (território comandado por Roma) e levou em consideração a separação deste território de Roma. Este fato levou Otávio a enviar as tropas atrás de Marco Antônio e Cleópatra, que se suicidaram. Com a morte também de Lépido, chega ao fim o período conhecido como República Romana e Otávio ganha o título de César (imperador) e Augustus (escolhido pelos deuses), tornando-se assim o primeiro imperador romano.

(Guerra Fria) Muro de Berlim


Com o final da Segunda Guerra Mundial o território alemão foi repartido em zonas de influências dos países vencedores. Desta forma, o território ficara repartido entre Inglaterra, França, EUA e URSS. Esta estrutura de divisão dividiu a Alemanha em duas, sendo um lado capitalista ou Alemanha Ocidental (Rep Federal da Alemanha) e o lado socialista ou Alemanha Oriental (República Democrática Alemã). Um ponto crucial desta divisão foi o fato de que a capital Berlim, que ficava em território socialista, também foi repartida, criando portando a Berlim Ocidental e a Berlim Oriental.
A criação do Plano Marshall e a aceleração de empréstimos para a Alemanha Ocidental capitalista caracterizou um contraste gritante entre o os dois países, e esta comparação se acentuava nas duas capitais. O desenvolvimento do lado capitalista levou à "fuga de cérebros" no qual pessoas do lado socialistas que possuim alto grau de instrução, mudavam-se para o lado capitalista em busca de melhores salários, diminuindo o nível de qualificação do lado socialista. Para contornar esta situação e amenizar os contrastes, A Alemanha Oriental socialista inicio em 1961 a construção de um isolamento que contornaria toda a Berlim capitalista. Inicialmente através de cercas, não demorou muito para que se transformasse em altos muros que chegaram a 66 km, incluindo torres de vigia e forte vigilância armada. Desta forma, famílias foram separadas e a Berlim Ocidental ficou isolada dentro de um território socialista, onde o acesso só poderia ser feito por aviões.
O declínio econômico da URSS na década de 80, levou ao enfraquecimento do controle do lado socialista. No ano de 1989 a população das duas capitais se uniram perante os soldados que já não tinham o que defender. A queda do muro de Berlim se tornou o marco mais importante do fim da guerra fria.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

(Roma) Sociedade Romana e Monarquia.

A história de Roma se dividiu em três fases: Monarquia, República e Império. Durante este período a sociedade romana estava organizada em torno da posse da terra.
- Patrícios: os patrícios estavam no topo da sociedade por serem os únicos que possuiam terras, sendo que apenas este grupo podia participar da vida política romana.
- Clientes: eram agregados e protegidos dos patrícios sendo considerados homens livres embora não tivesse posse de terras e não participacem da vida política.
- Plebeus: Eram a grande maioria da população, formados por artesão, camponeses e comerciantes. Não possuiam acesso à terra e direitos políticos.
- Escravos: A escravidão em Roma ocorria através da derrota em batalhas ou através de dívida.



A Monarquia foi a primeira forma de governo da Roma Antiga, nesta organização a sociedade era comandada por um Rei, tendo como constituição política a presença do Senado (assembléia) e a Cúria.
Durante o período monarquia e a expansão do território, intensificou-se as revoltas dos plebeus que passaram a exigir a participação na vida política de Roma, a possibilidade de casamento entre classes e a definição por escrito das leis romanas. Estas revoltas levaram ao fortalecimento dos senadores (patrícios) que tomaram o poder, finalizando o período da Monarquia e iniciando o período conhecido como República.



(guerra fria) Macartismo


O Macartismo foi um processo de perseguição dentro dos EUA a todas atividades relacionadas ao socialismo/comunismo. Também conhecido como "caça as bruxas", o macartismo ganhou este nome devido a presença atuante do senador Joseph McCarthy e foi marcante entre o final da década de 40 até meados de 50. O medo do comunismo levou à restrição das liberdades democráticas, impulsionando um processo agressivo de perseguição. Esta perseguição ocorria por parte do governo, mas principalmente por parte da população onde as suspeitas levavam à perda de empregos, desconfianças e exclusão.
O Macartismo teve grande apoio do ator Eli Kazan, que por ser um ex-comunista, passou a delatar seus ex-companheiros, formando uma grande lista de atores perseguidos, formando assim a chamada Lista Negra de Hollywood. Neste período, o maior ator do período Charlie Chaplin, que em seus filmes apresentava posturas críticas ao capitalismo, foi perseguido. Durante viagem a París para lançamento de um filme, seu visto foi anulado, impossibilitando seu retorno nos EUA.
O declínio do poder de Joseph McCarthy se deu quando o jornalista E. Murrow da rede televisiva CBS passou a perseguir e denunciar a atuação do programa liderado pelo senador e sua violação aos direitos constitucionais. O descrédito de McCarthy levou a seu afastamento, definindo o seu fim.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Guerra Fria (1945 - 1991)



Após o término da Segunda Guerra Mundial, o mundo conheceu duas novas potências que iriam disputar a hegemônia mundial nas próximas décadas: EUA e URSS. Estas duas potências bélicas representavam muito mais do que a simples disputa hegemônica. Suas diferenças marcantes representavam modelos de governo e política econômica totalmente diferentes que seriam exportados para as outras nações do globo. Impossível de coexistirem, o socialismo da União Soviética e o capitalismo dos EUA eram as duas únicas opções existentes no mercado global, levando a uma disputa acirrada que dividiu o mundo em dois blocos, que conhecemos como mundo bi-polar.
O nome guerra fria vem da impossíbilidade deste conflito ser travado pelos moldes normais. O poderio militar de EUA e URSS alcançaram a capacidade de alta destruição com a construção das bombas atômicas e posteriormente as modernas bombas de hidrogênio, o que inviabilizava um ataque inicial sem antes medir as consequências. Esta situação levou as potências a disputarem a hegemonia econômica global através de outros métodos, que poderiam ir do campo dos esportes ao tecnológico, ocorrendo algumas guerras com a participação direta ou indireta destes países.

(Roma) Fundação de Roma

A história da cidade de Roma teria dado inicio em 753 a.C. O surgimento desta cidade foi fundamental para toda a estrutura social no qual a nossa sociedade ocidental está organizada. Sua influência abrange desde o surgimento de várias linguas como o francês, português, espanhol e italiano que se originaram do latim usado em Roma, até o direito romano que é a base do direito moderno.
Sobre o surgimento da cidade de Roma na região do Lacio podemos dividir entre entre a versão história e a lendária. Na formação histórica a cidade de Roma teria sido resultado da junção de três povos que se deslocaram para a região (gregos, etruscos e italiotas). Desenvolveram na região uma economia voltada para a agricultura e pastoreio, mas também desenvolveu-se através do comércio devido a localização entre outras cidades.
Sua sociedade estava organização em patrícios (donos de terras), clientes (protegidos dos patrícios), plebeus (artesãos, comerciantes e camponeses) e escravos, tendo no governo um Rei de origem patrícia. Pela formação da sociedade com base na sociedade grega, sua religião era politeísta seguindo os mesmos moldes da mitologia grega.

história da fundação de Roma

A versão histórica foi criada posteriormente pelo poeta Virgílio com o intúito de engrandecer o surgimento da cidade. Nesta versão, a cidade teria se originado de um conflito pelo trono da cidade de Alba Longa, no qual os filhos de uma herdeira (Reia Silva) com o deus Marte, chamados Rômulo e Remo teriam sido perseguidos pelo seu tio Amúlio e sobrevivido graças a ajuda de uma loba. Os dois garotos se vingam do tio usurpador do trono e conseguem como gratificação de seu avô Numitor, as terras onde se ergueria a cidade de Roma, tendo Rômulo como seu primeiro Rei.