sábado, 31 de março de 2018

Colonização de exploração e povoamento (2º colegial)



Uma colônia se denomina por um território dominado/encontrado por um reino/país que passa a ser caracterizado como a metrópole. O objetivo dado a uma colônia ao longo da história foi de gerar riqueza a sua metrópole. Desta forma, o desejo inicial sempre foi de se implantar uma colonização de exploração, como o ocorrido no Brasil e na América espanhola.

A colonização de exploração se caracteriza pela formação de latifúndios (grandes propriedades de terras), monocultura com propósito de exportação, e do uso do trabalho escravo. Usando o Brasil como exemplo, a metrópole Portugal inicialmente buscava metais preciosos, mas com sua ausência, a extração do pau brasil serviu inicialmente aos interesses comerciais. Após esta etapa da extração da madeira, foi implantado o cultivo da cana de açúcar no nordeste, servindo aos propósitos da metrópole. Vale lembrar que na relação colônia e metrópole é implantado o pacto colonial, que provoca um monopólio comercial. Desta forma a colônia só pode comercializar com a metrópole, o que proporciona grandes benefícios através do lucro.

A colonização de povoamento foi implantada na região norte da América pela Inglaterra. Devido ao clima e a ausência inicial de metais preciosos, tornou-se inviável a implantação de uma colonia de exploração. Desta forma, o objetivo passou a ser povoar o território conquistado, com o intuito de protege-lo de novos invasores. Em uma colônia de povoamento se tem a formação de minifúndios (pequenas propriedades de terras), policultura para consumo interno e o uso do trabalho familiar. Os colonos geralmente eram formados por pessoas que buscavam recomeçar a sua vida, seja por perseguições religiosas, dividas ou crimes cometidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário