segunda-feira, 10 de junho de 2013

Guerra Civil Espanhola (1936-1939)



Uma guerra civil se caracteriza como uma guerra interna, onde ocorre o enfrentamento da população de uma nação na tentativa de uma resistencia ou tomada de poder. Milhares de eventos como estes ocorreram ao longo da história, mas a guerra civíl espanho se apresenta como um acontecimento extremamente importante devido a sua proximidade da Segunda Guerra Mundial e por conter os elementos ideológicos que marcaram o século XX.

De um lado estavam posicionadas as forças nacionalistas de características fascistas (Falange Tradicionalistas Espanhola). Unido a este grupo estava os grupos conservadores e tradicionais da Espanha, como o Exército, a Igreja e os grandes propietários de terras. Do outro lado, encontrava-se a Frente Popular Esquerdista que condensava a população de carater Republicano, que representava os movimentos de esquerda, entre eles os de tendências Socialistas e Anarquistas.
Importante salientar que neste período, regimes totalitarios já estavam consolidados na Itália e Alemanha, que enchergavam com bons olhos a ascensão dos militares fascistas na Espanha. Por outro lado, todos os movimentos de carater comunista/socialista tendiam a apoiar a população Espanhola contra um avanço nazi-fascista.

Em 18 de julho de 1936 o general Francisco Franco, liderando o exército, lidera ofensiva contra o governo republicano de Manuel Azaña, iniciando o conflito entre as frentes. A guerra se arrasta por 3 anos em que se viu o uso de armamentos que seriam usados posteriormente na Segunda guerra Mundial. Dentre estes eventos esta o bombardeio da cidade de Guernica que foi retratada na pintura de Pablo Picasso em obra de mesmo nome. A superioridade militar das tropas de Franco o levam a vitória e a implantação de um regime de característica fascista que ficou conhecido como Franquismo.


3 comentários:

  1. eu nao entendi o que a obra do pablo picasso tem a ver com essa guerra...

    ResponderExcluir
  2. Mirian, Pablo Picasso através de sua obra Guernica, apresenta as barbáries do bombardeio da força aérea alemã sobre a cidade de mesmo nome da obra.

    ResponderExcluir