segunda-feira, 10 de junho de 2013

Regimes Totalitários



O totalitarismo é uma forma de governo com o poder concentrado nas mãos de uma pessoa. Ele apresenta características anti-democráticas, anti-socialistas e ultranacionalista. Desta forma, o grande lider possui o poder para decretar leis e definir a politica economica do país de acordo com sua vontade.

Os regimes totalitários são variações regionais do fascismo italiano gerado por Benito Mussolini. Segundo esta mesma linha de governo surgiram diversas variações onde os mais conhecidos foram o Nazismo da Alemanha de Adolf Hitler, Salazarismo em Portugal e Franquismo na Espanha. O surgimento dos regimes totalitários surgiram como consequencia dos efeitos da Primeira Guerra Mundial e do Tratado de Versalhes, e foram intensificados pela grave crise de 29 que assolou a Europa da década de 30. No fascismo, para o bem da nação, o indivíduo deve estar totalmente submetido ao Estado, que é representado pela figura do ditador. Esta característica pode ser analisada através da frase de Benito Mussolini "Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado”, que apresenta o perfil que o cidadão patriota deveria ter para o bem da nação.
Dentro das variáveis dos tipos de fascimo, ele pode apresentar xenofobia, racismo, censura e nacionalismo exarcebado para justificar ou alienar uma população unida em prol de um crescimento econômico de característica belicista e expansionista. Os regimes totalitários da Europa foram fundamentais para a eclosão da Segunda Grande Guerra Mundial em 1939.

Nenhum comentário:

Postar um comentário